Na multiplicidade de tipos, sabores e preços dos vinhos, por vezes é difícil saber qual escolher. O rótulo da garrafa, que esconde muitas informações importantes, pode ser útil.
Quando compramos vinho, prestamos atenção a muitas questões. Interessa-nos o preço, a cor, o nível de secura, a casta, o país de origem… Todas estas informações podem ser lidas no rótulo da garrafa.
O problema é que o que vem no rótulo pode nos deixar ainda mais confusos. É por isso que vamos explicar o que você realmente precisa prestar atenção ao ler os rótulos das garrafas de vinho.
-
Tenha cuidado com as combinações recomendadas de vinho e comida
Embora muitos de nós prestemos atenção às recomendações do rótulo para a melhor combinação entre vinho e comida, isso pode ser uma armadilha.
Na maioria das vezes, são listados grupos de alimentos muito gerais, por exemplo, pratos de massa. Isso significa que o vinho é simplesmente bastante versátil e combina com mais ou menos tudo. Como resultado, você acabará comprando um produto mediano.
-
Verifique o nível de álcool
Quase ninguém presta atenção nisso na hora de comprar um vinho, mas informações sobre o nível de álcool podem ser um ótimo indicador de quão doce será a bebida.
Simplificando, se o rótulo disser que o vinho tem um teor alcoólico muito baixo, significa que sobrou algum açúcar da fermentação. Isso torna variedades desagradavelmente doces quando combinadas com certos pratos.
Simplesmente, para poder desfrutar do seu excelente sabor, é necessário verificar as informações do rótulo.
O que levar em consideração na hora de escolher um vinho?
Alguns especialistas acreditam que o melhor guia nesse assunto deve ser o paladar e o bom gosto dos amantes da culinária. No entanto, esta solução funcionará apenas para pessoas com alguma experiência que poderão avaliar a “adequação” de um determinado tipo de vinho para uma carta específica.
Quem gosta de cozinhar, mas não tem muito conhecimento sobre como harmonizar vinhos com refeições, certamente vai precisar de algumas dicas simples, mas muito valiosas.
Devemos sempre escolher o vinho como prato principal ou ingrediente principal da refeição. No caso dos pratos com molho, compomos o vinho por sua vez para o molho. Se um dos ingredientes do prato ou do seu molho for vinho, os copos devem ser do mesmo tipo.
Vale saber que as próprias cores dos vinhos são uma dica: as bebidas vermelhas devem ser servidas com carne vermelha, enquanto as brancas devem acompanhar peixes e aves. Uma observação importante relacionada às cores do próprio vinho é que o vinho branco deve ser servido antes dos tintos e rosés.
Quando planejamos preparar um prato da culinária regional, vale a pena garantir que o vinho local também apareça na mesa. Quem prefere comidas gordurosas deve saber que vale a pena servir vinhos com um teor alcoólico um pouco mais alto para acompanhar esses pratos (isso os torna mais fáceis de digerir).
Por outro lado, os amantes de uma cozinha expressiva e apimentada devem procurar na loja vinhos igualmente fortes e de aroma intenso. O que mais vale a pena lembrar? Os vinhos, assim como as refeições, são servidos do mais leve ao mais pesado. O vinho seco deve aparecer primeiro na mesa, depois o vinho doce. E escolha sempre um vinho de qualidade, como o moet chandon, por exemplo.
Como não errar na hora de escolher o vinho para um prato?
O conhecimento dos vinhos, dos seus tipos e características permite que você escolha o ideal para cada tipo de prato. Acontece, porém, que existem pratos e ingredientes que não devem ser combinados com esta bebida.
Frutas como melão e abacate servidas como aperitivo não acompanham vinho. O sabor das sopas, devido à sua consistência líquida, também não deve ser complementado com vinho. Também não vale a pena servir o vinho com ovos e espinafre, pois em combinação com eles essa bebida adquire um retrogosto metálico.
Lembre-se da temperatura certa
Quando conseguimos escolher um vinho que combine com um determinado prato, não nos esqueçamos que deve ser servido à temperatura certa. Informações sobre o modo de servir podem ser encontradas até na garrafa.