• sex. mar 1st, 2024

Mala de viagem: é possível e necessário lavar e higienizar?

ByMarcelo Wagner

abr 27, 2023

Meta-descrição: A tão sonhada viagem chegou ao fim. Hora de colocar as coisas em ordem, mas você já parou para pensar que as malas de viagem precisam de limpeza? Quer saber por quê? Veja aqui!

lavar-malas-de-viagem

 

 

E a tão sonhada e aproveitada viagem dos sonhos terminou. Muitas fotografias, ótimas lembranças, causos deliciosos para contar e rir e, claro, uma rotina de arrumações: lavar roupas na lavanderia, a passadoria, distribuir presentes e guardar a mala de viagem.

Mas antes de colocá-la (ou várias) naquele fundo de armário, de onde sairá somente nas próximas férias, você já pensou na necessidade de conservação e limpeza das malas?

Sim, são objetos grandes, normalmente brutos e que parecem imunes a problemas. Talvez sim, mas podem ser criadouros deles. E causar uma surpresa negativa na hora de precisar delas!

A limpeza da mala de viagem é também uma questão de saúde. Como isso é possível?

Vamos falar a respeito neste artigo!

Resumo da Materia:

Veja os cuidados que devemos ter com malas de viagem

Não é porque suas malas de viagem conseguem resistir a quedas, choque e bagagens igualmente pesadas sobre elas que não precisam de cuidados. 

As precauções devem ser tomadas justamente para manter a performance delas pelo maior tempo possível, sem colocar em risco os conteúdos que carregam e a saúde do usuário.

Veja alguns deles.

Armazene corretamente as malas de viagem

Esse é um cuidado que a maioria das pessoas infelizmente não tem. Porém, a forma de guardar contribui para a conservação por muito tempo.

  • Defina o local de guarda com antecedência para que as malas de viagem não tenham de dividir espaços com outros itens;
  • Escolha um lugar que não seja quente e sem umidade – ela danifica, em especial os modelos de tecido, provoca mofo e mau cheiro e aquele aspecto pegajoso nas partes emborrachadas;
  • Não guarde dentro de sacos plásticos: o abafamento incentiva a umidade;
  • Se for guardar fora de armários, evite incidência de sol, que pode manchar a estrutura e danificar as partes plásticas e de borracha;
  • Guarde as malas completamente vazias e em pé, sempre que possível;
  • Não empilhe as malas ou coloque objetos sobre elas, pois elas podem se deformar com o tempo;
  • As malas de couro e policarbonato riscam com facilidade. Não tire a película que vem com ela. Se já foi retirada, envolva a mala com PVC para guardar.

Faça uma limpeza completa da mala antes de guardar

Como todo objeto a ser guardado, as malas de viagem precisam ser limpas e higienizadas antes de guardadas porque trazem com elas resíduos e sujeiras de vários ambientes – esteiras de aeroporto, bagageiros de avião, carro ou ônibus, quartos de hotel e outros.

Você não quer que as marcas de todos esses lugares nada turísticos fiquem em seu armário, não é mesmo? Então, a opção é higienizar a mala de viagem antes de esquecer dela por um tempo!

  • As malas de policarbonato e couro devem ser limpas com detergente neutro, esponja macia e pouca água. Limpe o interior com os mesmos produtos, mas sem exageros. Deixe a mala secar;
  • Aplique hidratante nas malas de couro;
  • As malas de poliéster (mais comuns no mercado) podem ser higienizadas com o mesmo processo dos outros modelos. Porém, o interior deve ser limpo apenas com um pano umedecido, se não houver sujeira pesada;
  • Limpe as rodinhas, alças e punhos com a mesma solução, sem deixar resíduos da limpeza;
  • Retire as malas periodicamente para inspecionar as partes de borracha, metal e plastico;
  • Em todos os casos acima, deixe a mala secar antes de guardar.

A limpeza de mala em casa vale mesmo a pena?

Parece simples o processo de higienização de malas de viagem, não é mesmo? Mas, será que ele é o suficiente? Veja algumas situações.

  • Manchas pesadas por líquidos derramados ou óleo dos locais onde foi colocada;
  • O interior está sujo e manchado por bebidas, perfumes ou cremes;
  • Na hora de usar a mala, ela está com mau cheiro, mofo, manchas e emborrachado pegajoso;

Nesses casos, não há receita caseira – ou ela será complexa, demorada, com gasto de material e sem resultados garantidos. 

O ideal é um serviço de lavanderia para malas de viagem como da Bonasecco!

Esse serviço entrega uma mala limpa e higienizada dentro das melhores práticas, incluindo a higienização contra o coronavírus. 

Sua peça terá uma vida útil mais longa, sem o risco de proliferação de bactérias e fungos e o aprofundamento de manchas que deterioram os tecidos com o passar do tempo.

Você não gasta tempo lavando mala de viagem sem a profundidade necessária, confia a quem entende do assunto e poderá usá-la na sua próxima viagem com toda a segurança!

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.