• sáb. maio 18th, 2024

Como os ratos transmitem leptospirose?

ByMarcelo Wagner

set 5, 2022

A leptospirose é uma doença causada pela bactéria leptospira. Sua transmissão se dá pela urina de animais que possuem a infecção, como é o caso dos ratos. Continue acompanhando este artigo para entender mais como os ratos transmitem a leptospirose para os humanos.

É importante saber como a transmissão acontece para preveni-la. E, como já dito, o homem se contamina a partir da urina de animais infectados. Mas como isso acontece? Com o contato direto com a urina? É o que você terá respondido ao continuar a leitura deste artigo.

Como os ratos transmitem leptospirose?
Como os ratos transmitem leptospirose?

Resumo da Materia:

Entenda o que é a leptospirose

A leptospirose, como já foi dito, é uma doença infecciosa. Ela é transmitida a partir da urina dos animais que estão infectados. Entretanto, mesmo infectados, esses animais não têm nenhum sintoma da doença porque não desenvolvem. Dessa forma, eles apenas carregam a leptospira e a transmitem quando a eliminam.

Os ratos transmitem leptospirose não pelo contato direto com sua urina, mas pelo contato com os locais por onde eles fazem xixi.  Por exemplo, os solos, a água e alimentos que, quando contaminados e ingeridos, fazem com que as pessoas que com ele tiveram contato fiquem doentes.

As Doeças Transmitidas pelos Ratos podes afetar tanto Animais perigosos e fofinhos, inclusive os domésticos, e depois passarem para nos seres humanos, não podemos nos deixa a perceber sobre as doenças transmitidas pelos roedores, temos que combater

É importante deixar claro que, apesar de os ratos serem os maiores transmissores da doença, eles não são os únicos animais capazes de transmiti-la. Isso porque os suínos, bovinos, caprinos, caninos, ovinos e equinos a transmitem igualmente, se estão contaminados.

A principal forma de transmissão a doença é através da água contaminada, mesmo que atenção tenha que ser dispersa para prevenir das outras formas de contaminação.

Quais são os sintomas da leptospirose

Agora que você já sabe como os ratos transmitem leptospirose, fique atendo aos sintomas da doença:

  • Febre
  • Dores musculares, especialmente na panturrilha
  • Náuseas e vômitos
  • Dor de cabeça
  • Icterícia

Ao apresentar esses sintomas, havendo suspeita de leishmaniose, deve-se consultar um médico imediatamente. Conte ao médico o que te leva a suspeitar que possa ter se contaminado, por exemplo, o contato com água suja.

Como é o tratamento para a doença

O tratamento da leptospirose se dá mediante a ingestão de antibióticos, bem como o acompanhamento médico. Isso porque há casos mais leves e que são descobertos em menos tempo, mas há aqueles mais graves. Nesses últimos, a internação pode ser necessária para acompanhar a evolução da doença.

Como os ratos transmitem leptospirose?
Como os ratos transmitem leptospirose?

Como prevenir a leptospirose

Entendendo como os ratos transmitem a leptospirose, você deve imaginar que a ingestão de água da caixa d’água contaminada pode levar à infecção pela doença. E essa é uma das formas mais comuns de transmissão. Portanto, para prevenir contra a doença é muito importante mantê-la sempre limpa e contratar empresa especializada para realizar a limpeza de forma segura e eficiente.

Além disso, é fundamental cuidar para que não haja ratos perto da sua casa ou da caixa d’água. Isso porque mesmo que eles não façam xixi na água da caixa, eles podem fazê-lo dentro da sua casa, perto dos seus alimentos ou da mesa na qual você e sua família comem.

Por isso, outra medida de prevenção que deve ser tomada para afastar essas pragas da sua casa é a dedetização. Nesse caso, a dedetização recebe um nome diferente, uma vez que é específica para afastar ratos. E o seu nome é desratização.

É muito importante contar com uma empresa especializada, como a Ajax Dedetizadora e Desentupidora, porque com a saúde não se brinca, nem se pode correr riscos. E a empresa oferecerá garantia dos serviços prestados durante alguns meses.

Busque manter o serviço feito, tanto da limpeza da caixa d’água como da dedetização e chame de volta a empresa para manutenção sempre que você achar necessário.

4.8/5 - (150 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.