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Como ser mais criativo para criar conteúdos

ByDeet News

jan 24, 2023
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Vivemos tempos em que a capacidade de encontrar rapidamente informações específicas costuma ser muito mais importante do que ter conhecimento especializado. 

 

Com o desenvolvimento da sociedade da informação, os profissionais de marketing enfrentam uma série de desafios novos e interessantes. Não se trata mais de inundar seu público com novos conteúdos todos os dias. É muito mais importante criar pacientemente publicações que não serão apenas úteis para eles, mas também os incentivarão a realizar uma ação específica.

 

O marketing de conteúdo deve mover, engajar e encorajar olhar o mundo a partir de perspectivas novas e incomuns. Dessa forma, pode realmente tornar a Internet um lugar um pouco melhor.

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Resumo da Materia:

O conteúdo é rei

 

Tudo começa com uma ideia: aquele momento em que começamos a acreditar que o que nasceu na nossa cabeça é realmente bom o suficiente para sair e assumir uma forma completamente nova. É a faísca que acende o processo criativo. 

 

Parece lindo, mas na realidade muitas estratégias de marketing de conteúdo são simplesmente…chatas. O conteúdo é criado rapidamente, absorvido rapidamente e esquecido ainda mais rapidamente. Em vez de uma conflagração emocional, não resta literalmente nada daquela primeira centelha criativa. 

 

Por que o marketing de conteúdo ainda não consegue se livrar de soluções clichês? Tudo gira em torno de algumas suposições básicas. 

 

Marketing de conteúdo criativo

 

-Ele se concentra principalmente na informação. 

-Deseja surpreender, evocar emoções e envolver o público. 

-Procura métodos seguros, experimentados e testados que se comprovaram muitas vezes no passado. 

-Não tem medo de uma abordagem inovadora, procurando novas soluções ou criando-as completamente do zero. 

-Enfatiza principalmente o conteúdo, não a forma em que é apresentado. 

 

Uma abordagem criativa não apenas ajuda na construção de uma imagem de marca positiva, mas também pode trazer benefícios mais mensuráveis, como links, publicações externas ou menções em portais populares. 

 

Então, por que tantas empresas ainda se apegam obstinadamente a métodos comuns? 

 

Principalmente pelo risco. Soluções comprovadas são geralmente mais seguras. É muito mais fácil prever o curso de todo o processo e os resultados finais. Abordagem inovadora requer um pouco mais de coragem e veia pioneira.

 

Os processos criativos nos negócios são abordados com extrema cautela. Eles estão associados a um trabalho árduo e demorado.

 

5 maneiras de evitar o tédio ao criar conteúdo

 

  1. Simplifique o processo criativo

 

Tente torná-lo o mais eficaz possível. Comece pesquisando e reunindo os dados necessários e depois cuide de:

 

-definição precisa das necessidades do cliente e análise criteriosa de seu público-alvo e clientes;

-elaboração de um relatório completo no qual você abordará os assuntos mais importantes relacionados aos produtos ou serviços oferecidos pelo seu cliente. O que exatamente são eles? O que vendem? roupas? comida? pod eletronico? Qual é a posição deles no mercado? Onde eles se classificam na hierarquia das necessidades do cliente?

 

Depois de fazer sua pesquisa, é hora de ter ideias. Esta é a base de todo o processo criativo. Em busca de conceitos originais, vale a pena recorrer a diversas técnicas: desde o brainstorming, passando pelo brainwriting, até a criação de um mapa mental. Não há receitas perfeitas, porque cada equipe tem seus métodos favoritos para estimular a criatividade. 

 

  1. Siga as tendências, mas não tenha medo de antecipá-las

 

É mais difícil se destacar quando todos ao seu redor estão fazendo o mesmo. Portanto, não tente acompanhar as tendências atuais a todo custo. Crie um novo em vez disso.

 

Em busca de inspiração, você pode, por exemplo, pesquisar entre centenas de artigos dedicados ao marketing de conteúdo. Mas, acima de tudo, pergunte-se: o que posso fazer melhor, diferente ou mais criativo do que os outros?

 

  1. Aposte na forma original

 

De acordo com a pesquisa da Microsoft, você tem apenas cerca de 10 segundos para atrair a atenção do seu público. Se você não conseguir fazer isso dentro desse tempo, ele fugirá para o outro lado.

 

10 segundos não é muito. Por isso é tão importante usar elementos visuais na hora de criar o conteúdo: fotos, infográficos ou vídeos. O marketing de conteúdo há muito deixou de ser baseado apenas em texto. Não tenha medo de experimentar maneiras ainda menos convencionais de chamar a atenção e surpreender seu público.

 

  1. Cuidado com os assassinos de ideias

 

“Matadores de ideias” são algumas frases frequentes que podem bloquear o processo criativo desde o início. Evite frases como:

 

Ok, mas…

Essa ideia é muito… difícil/arriscada/ousada

Não temos tempo/dinheiro/recursos para isso

Vamos ser sérios/ser realistas

Este não é o melhor momento para…

Já existe tal coisa, então…

 

Essas observações raramente levam a conclusões construtivas. Com muito mais frequência, eles fazem nosso motor criativo travar e ficamos parados por muito tempo.

 

  1. Use várias fontes de inspiração

 

Muitas vezes a criatividade é confundida com a necessidade de criar algo totalmente do zero. Enquanto isso, uma ideia criativa também é aquela que pode dar uma vida completamente nova a velhas soluções.

 

No caminho para a inovação, vale a pena examinar até mesmo os tópicos mais banais de perspectivas completamente diferentes e incomuns. Procure inspiração em muitas fontes, então será mais fácil para encontrar soluções prontas que você pode transformar e adaptar às suas próprias ideias.

 

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