• qui. jul 18th, 2024

Descubra a importância do Marketing de Conteúdo para um site

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Descubra a importância do Marketing de Conteúdo para um site – Você já deve ter ouvido falar no termo Marketing de Conteúdo. Mas, às vezes não se sabe o que essa estratégia representa. Por isso, neste artigo, vamos te explicar.

Descubra a importância do Marketing de Conteúdo para um site

O marketing de conteúdo é uma estratégia que visa atrair os clientes para a sua empresa, por meio de um conteúdo que seja relevante. Esse material pode ser desde textos, postagens em redes sociais, assim como vídeos.

Essa ação não fará uma promoção da sua marca de modo direto, mas sim, é uma estratégia que mostra ao público-alvo que sua empresa pode ser a solução dos seus problemas.

O marketing de conteúdo surge em um contexto onde vender não é a coisa que mais importa e sim, desenvolver um bom relacionamento com o cliente. É sobre isso que falaremos neste artigo. Confira!

Mais a fundo no conceito do Marketing de Conteúdo

O primeiro passo é compreender de forma profunda como essa estratégia funciona. Para isso, é importante saber que ela se divide em 5 etapas. São elas:

  • O planejamento da ação;
  • A elaboração de uma persona;
  • A criação de conteúdo;
  • A distribuição de conteúdos;
  • A possibilidade de mensurar resultados.

Primeira Etapa para o Planejamento de Gestão de Marketing

O primeiro passo é realizar o planejamento da ação. Esse plano envolve a identificação de pessoas que são responsáveis pelas tarefas, assim como as metas que precisam ser atingidas.

Segunda Etapa para o Planejamento de Gestão de Marketing

O outro passo é elaborar uma persona, ou seja, entender quem é o público-alvo e identificar os conteúdos que são relevantes para essa área. Somente assim, é possível atrair o público direcionado para essa ação.

Terceira Etapa para o Planejamento de Gestão de Marketing

A terceira etapa diz respeito à criação de conteúdo, que pode ser feito em formatos diferentes, como é o caso do e-book, podcasts, email marketing, vídeos, dentre outros.

Quarta Etapa para o Planejamento de Gestão de Marketing

A quarta etapa é a distribuição desse conteúdo, em que é necessário identificar quais são os canais necessários para que esse conteúdo seja veiculado.

Quinta e Ultima Etapa para o Planejamento de Gestão de Marketing

Por fim, existe a etapa de mensuração de resultados, que é a etapa de analisar quais são os resultados e fazer ajustes, caso seja necessário.
Inbound marketing e sua relação com o conteúdo

É importante compreender o que é o inbound marketing e sua relação com o marketing, e consequentemente, com o marketing de conteúdo.

Existe uma metodologia que é voltada para o Inbound, com o objetivo de atrair a atenção das pessoas de um modo que não seja invasivo. Ou seja, não é simplesmente criar um anúncio e propor para o cliente, mas sim, conquistar primeiro sua atenção e confiança.

Por isso, o inbound marketing é conhecido como marketing de atração e atua a partir de 4 pilares. São eles:

  • Atração;
  • Conversão;
  • Vendas;
  • Encanto.

A fase de atração ocorre a partir do momento que sua empresa cria conteúdo relevante e atrai pessoas para o seu negócio. A segunda etapa é de conversão, ou seja, os leads – que são os clientes em potencial da sua empresa.

Nessa etapa, eles começam a realizar ações como baixar e-book ou serem nutridos via email marketing.

Na etapa de vendas, o lead tem interesse em seu produto e essa é a etapa em que sua empresa pode realizar a venda. Mas, o contato da empresa com o cliente não finaliza nessa fase!

Existe o momento do encantamento, ou seja, a empresa mantém a relação com o cliente. Esse é um processo de fidelização, em que é necessário seguir falando com o seu cliente e enviando novas promoções e conteúdos.

A importância do marketing de conteúdo

Por fim, apresentaremos qual é a importância da sua empresa investir em marketing de conteúdo.

Para isso, listamos 5 vantagens de investir em marketing de conteúdo a seguir!

  1. Aumento da atração dos clientes e leads;
  2. Possibilidade de gerar vendas;
  3. Aumento da autoridade da marca;
  4. Melhora do relacionamento da empresa com o cliente;
  5. Redução do custo para aquisição do cliente.

Com o que apontamos nesse texto, você pode perceber que essa é uma estratégia muito válida para a empresa que deseja fidelizar o seu público, assim como se tornar uma referência em um segmento. Isso sem falar do aumento do número de clientes.

A partir desses benefícios, vale a pena que sua empresa contrate uma equipe de comunicação e marketing para assim criar um planejamento estratégico e conseguir definir os melhores canais de comunicação para a sua marca. Não fique de fora dessa estratégia!

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