O seu marketing de seguros está ruim? Confira estas dicas! – Se você tem um negócio de seguros, certamente sabe que a sua estratégia de marketing de seguros pode fazer a diferença entre uma boa e uma péssima performance.
O seu marketing de seguros está ruim? Confira estas dicas!
Afinal, quem é o seu cliente? Os compradores potenciais ou os dependentes financeiros? Se você não for capaz de atrair as duas categorias, você é arriscado de perder dinheiro.
No artigo a seguir separamos algumas dicas para que você possa entender de uma vez, o que é essa campanha de divulgação e como você pode usá-lo no seu dia a dia de empresa.
O que é marketing de seguros?
O marketing de seguros é o processo com o qual o segurado busca atrair novos clientes, promover ao longo do tempo um relacionamento positivo com eles, facilitar a troca de informações sobre os produtos e serviços oferecidos e incrementar os lucros da empresa.
Os principais objetivos do marketing de seguros são atrair novos segurados, estimular a renovação de contratos e fidelizar os clientes. Tudo é feito por meio da publicidade orgânica, também pela transmissão de informações relevantes aos clientes, através da divulgação de produtos e serviços específicos, e da oferta de condições especiais para os frequentadores dos seguros.
O que é um bom marketing de seguros?
Um bom marketing de seguros envolve a busca por meios eficazes para atrair novos clientes, proporcionar maior transparência sobre os preços e serviços oferecidos, além de dar ao cliente a sensação de ser tratado com dignidade.
Confira algumas dicas que poderão ajudá-lo a criar um marketing de seguros eficaz:
- Pesquise o mercado para observar as tendências e identifique as necessidades dos clientes. Faça uma análise detalhada dos riscos associados às práticas de seguros. Busque parcerias com instituições financeiras especializadas em vendas de seguros, para que possam fornecer informações úteis ao seu site ou revista digital.
- Certifique-se de oferecer produtos e serviços de qualidade ao mercado. Aumente o número de campanhas publicitárias, promova eventos especiais para captar novos clientes, e crie uma cultura de qualidade no seu negócio.
- Desenvolvam atividades de marketing direto ao cliente. Além da divulgação dos produtos oferecidos pelo seu negócio, possibilita a realização de testes gratuitos, ofertas exclusivas em seus pontos de venda, entre outros meios.
- Promova o contrato de seguro com um bom ambiente de vendas. Investigue ter um site fácil de usar e praticamente imprescindível para os consumidores finalistas da sua categoria. Coloque uma equipe dedicada à assistência ao cliente e incorpore informações sobre o contrato, as condições e os direitos dos consumidores no site.
Quais são os 5 principais pontos a serem cumpridos no marketing de seguros?
- Planeje o seu marketing de seguros para maximizar os resultados. Os seguros são um tipo de produto que exige um planejamento estratégico para obter melhores Resultados.
- Selecione os meios adequados para promover o seu produto. O marketing de seguros pode ser realizado por meio de campanhas publicitárias, vendas diretas, distribuição de flyers, redes sociais e outros métodos muito adotados por uma agência de marketing de conteúdo. A escolha do meio adequado depende do produto e da sua cidade/região.
- Busque lidar com dificuldades quando aparecerem. As empresas relatam que é necessário estar atento a problemas (inflação, mudança nas regras de investimento, etc.), pois isso poderá influenciar negativamente no resultado do marketing de seguros.
- Tenha um plano de longo prazo para o seu negócio. O marketing de seguros requer planejamento e atenção a longo prazo, pois as mudanças no ambiente econômico são constantes.
- Tenha um bom relacionamento com os seus clientes. O marketing de seguros deve ser baseado em relacionamentos positivos, pois isso resultará em uma maior satisfação dos clientes e, consequentemente, em melhores Resultados.
Os 5 erros mais cometidos no uso do marketing de seguros
- Não se preocupe com o tamanho do seu mercado. Mesmo que ele seja pequeno, como de recursos terapêuticos, por exemplo, você pode conseguir vender seus produtos de forma eficiente.
- Cometer erros na pesquisa de riscos. A correta pesquisa de riscos é essencial para o sucesso no marketing de seguros. Procure estudar os principais tipos de risco e planejar um plano de ação adequado para cada um.
- Fazer marketing apenas por meio da propaganda televisiva. Isso é ridículo! A maioria dos empresários não consegue se manter competitivo apenas usando a propaganda televisiva. Você precisa planejar outras formas de atingir o público-alvo, incluindo eventos, publicações e vídeos online.
- Fazer promoções sem planejamento. Promocionar os seus produtos sem planejar o melhor caminho é um erro comum. Você deve estabelecer objetivos, determinar o público-alvo e criar planos de ação para atingir esse objetivo.
- Não investir em estratégias de marketing que podem ser classificadas como ilegais. Isso inclui publicidade abusiva, fabricação de fake news e propaganda envolvendo menores de idade. Se você for condenado pelo governo americano por usar estas estratégias, isso pode ter consequências negativas para sua empresa.
Prontos para começar?
Se você está pensando em começar a segurar seus clientes, existem dois aspectos cruciais que devem ser claramente considerados: o atendimento e o marketing.
Se o seu marketing de seguros está ruim, isso significa que você não está fazendo o suficiente para atrair e manter os clientes. Por isso, sugerimos que entenda os principais problemas que podem afetar a sua divulgação e faça testes para descobrir como tentar superá-los.