• sex. mar 1st, 2024

Por que os sonhos são importantes?

ByMarcelo Wagner

nov 18, 2022
Por que os sonhos são importantes

Porque é que os sonhos são importantes

Todos sonham, e enquanto muitos dos nossos sonhos partilham temas comuns, cada história noturna é singular e pessoal, tecendo juntos fragmentos de memória, imaginação, e emoção. 

Embora os especialistas tenham teorias convincentes, a razão pela qual sonhamos e que os sonhos significam não são bem compreendidos – mas isso não significa que se deva descartar os sonhos como filmes caseiros inesperados.

Em vez disso, pode usar os seus sonhos para explorar a representação e o significado da sua vida.

Resumo da Materia:

Temas comuns nos sonhos

Embora sejamos únicos como sonhadores, alguns tipos de sonhos parecem ser consistentes entre culturas e história. Isto faz sentido, uma vez que os humanos compartilham emoções semelhantes.

Há experiências compartilhadas. De acordo com um estudo realizado em 2015 com estudantes chineses e alemães, o tema mais frequentemente relatado foi em torno da escola, dos professores e dos estudos. Claro que os participantes nos estudos estavam todos no meio acadêmico, pelo que a sua experiência cotidiana já envolvia esses temas.

Alguns medicamentos podem alterar a forma como sonhamos e dormimos. Um dos medicamentos que pode fornecer esse efeito é o cialis comprimido que pode provocar congestão nasal e alterar a qualidade do nosso sono

Eventos atuais e desafios emocionais contínuos como a ansiedade também podem desempenhar um papel na sua narrativa do sono. Um estudo de 2021 envolvendo italianos que estiveram presos durante os primeiros meses da pandemia da COVID-19 descobriu que a sua frequência de sonhos e pesadelos aumentou, particularmente em torno do medo de contágio.

Sempre, porém, muitos sonhos centram-se em sentimentos de vulnerabilidade , ansiedade, tristeza, perda e medo – todas as emoções intensas com que as pessoas frequentemente se debatem. Há também alegria, tais como sedentarismo, desejo, ou liberdade.

Ser perseguido

Pode estar evitando um problema ou uma pessoa que sinta que lhe pode ser prejudicial, desencadeando a sua resposta de luta ou voo.

cair

Se tiver medo no sonho, isso pode significar que se sinta fora de controle sobre uma situação.

Estar na escola

Pode ter questões para resolver sobre não corresponder às expectativas, ou sentir que não está preparado para algo importante.

Voar ou flutuar

Poderá sentir uma sensação de liberdade ou esperança, especialmente se conseguir controlar a sua trajetória de voo no seu sonho. Voar é muitas vezes interpretado positivamente como liberdade de obstáculos.

Correr e se atrasar

Os sonhos de corrida para ônibus, aviões, ou carros podem representar uma oportunidade perdida. Podem também estar relacionados com o medo de não corresponder às expectativas, ou com a insegurança geral.

Estar estressado no trabalho

Estes sonhos tendem a refletir literalmente a ansiedade sobre uma situação profissional. Talvez esteja ansioso para apresentar um importante projeto ou por estar perto de um prazo de entrega.

Dentes caindo

A um nível básico, perder dentes, partir um osso, ou experimentar algum outro problema de saúde física, reflete muitas vezes uma perda pessoal profunda de algum tipo, mas pode também referir-se à preocupação com as mudanças futuras.

Ter relações sexuais

A interpretação aqui vai depender do que está acontecendo no sonho e do que se sente em relação a ele. Estes sonhos são muito comuns, e podem indicar uma excitação e ansiedade masculina e feminina normal ou um desejo de mais intimidade e ligação.

Estar nu

Isto pode estar ligado a sentimentos de insegurança, vulnerabilidade, ou de ser julgado (especialmente se as pessoas à sua volta no seu sonho estiverem completamente vestidas).

O que significa tudo isto?

Não surpreendentemente, a interpretação dos sonhos é complicada. Embora a lista acima dê algumas explicações possíveis, não há nenhuma referência ou acordo definitivo no que diz respeito ao que um sonho pode significar. Psicólogos como Sigmund Freud e Carl Jung inventaram teorias que ainda hoje são utilizadas – principalmente que os sonhos são expressões de desejos reprimidos e representam os nossos desejos ou desafios subconscientes – mas estas são apenas teorias.

Mesmo assim, os sonhos podem ser uma ferramenta que o ajuda a compreender a mente de uma nova forma. Quando se tem essa perspectiva de curiosidade, os sonhos podem dar-lhe um ponto de partida para examinar o que se está a passar na sua vida.

Psicologia e neurociência do sonho

Os sonhos permitem às pessoas recordar memórias e processar novas informações.

Dormir e sonhar ajudam o cérebro a fazer ligações, resolver problemas e mudar perspectivas, que são todas cruciais no processo criativo. Podem mesmo desempenhar um papel na neuroplasticidade, que se refere à capacidade do seu cérebro de se adaptar fisicamente – efetivamente “renovar” as vias neurais – em resposta à experiência.

Sabemos que o cérebro é capaz de se dobrar e ajustar quando ocorrem novas mudanças. Por exemplo, as pessoas que perdem a visão frequentemente experimentam a intensificação de outros sentidos à medida que os seus cérebros se adaptam. Quando você dorme, o seu cérebro está bem acordado e disparando padrões únicos. As áreas ativas incluem o hipocampo, a amígdala e o córtex visual, que são todos responsáveis pelo processamento de memórias, emoções, e imagens.

Uma teoria dominante na pesquisa de sonhos é que esta exploração noturna é uma forma de organizar a enorme quantidade de informação que é recebida durante o dia, e de combinar isso com a antecipação do que está para vir.

Há provas de que fragmentos de memória estão sendo utilizados de uma forma específica, e isso é para nos alertar para algum evento futuro.

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.