Você administra uma loja online ou outro negócio online e deseja aumentar o tráfego para seu site? Um blog corporativo bem administrado ajudará a melhorar suas estatísticas . É uma das fontes mais baratas e eficazes de tráfego orgânico no comércio eletrônico.
Tráfego do site: de onde pode vir?
O tráfego do site é um dos KPIs mais importantes para as atividades de marketing. Chamamos isso de número de visitantes únicos que chegam ao seu site. Na maioria das vezes, eles o encontram por meio do mecanismo de pesquisa, clicando nos resultados da pesquisa gratuita e paga.
Para aparecer neles, você precisa garantir a qualidade do conteúdo publicado e seu posicionamento. Estes assumem a forma de publicidade e muitas vezes são instintivamente ignorados pelos usuários ou até mesmo bloqueados por plug-ins.
O tráfego do site também pode resultar do fato de que um determinado usuário clicou em um link que leva a um site de outro domínio. Se você deseja aproveitar o potencial dos links externos, deve realizar atividades de link building.
Separadamente, também é diferenciado o tráfego no site proveniente das mídias sociais.
Vale lembrar que nem todo tráfego no site é igualmente valioso. Visitar o site em si não precisa e geralmente não termina com uma conversão, uma compra, assinatura de boletim informativo ou deixar seu número de telefone.
Para atingir o objetivo geral do negócio, que normalmente é aumentar as vendas, além do número de visitas, deve-se levar em consideração a duração média da visita, o número de subpáginas exibidas, o comportamento e a receita final registrada.
Como verificar o tráfego no site da sua empresa?
Para determinar quais atividades trazem bons resultados e quais precisam ser melhoradas, é necessário analisar o tráfego no site. Você pode usar várias ferramentas para isso , a mais popular delas é, sem dúvida, o Google Analytics.
Ao analisar o tráfego no site de fontes individuais, podemos descobrir quantos usuários novos e regulares o site atrai, como a taxa de rejeição e a duração da sessão mudam, bem como o comportamento dos visitantes, ou seja, quaisquer interações. Usando o Analytics, podemos restringir os resultados a um período, dispositivo ou região específicos. As possibilidades são quase infinitas.
Como aumentar o tráfego do site com um blog?
Quando pensamos em atrair um grande número de novos usuários e gerar inúmeras visualizações de página, muitas vezes imaginamos produtos e serviços bem descritos. No entanto, também existe um grande potencial em todos os tipos de conteúdo relacionados às atividades da empresa e a um setor específico. Estamos falando de guias, resumos, coleções de notícias ou materiais especializados.
Você pode compartilhar informações valiosas com seus clientes em potencial no blog. Cada publicação subsequente é uma chance de atingir um grupo maior de pessoas.
De acordo com a Hubspot , os profissionais de marketing que priorizam o blog têm 13 vezes mais chances de obter retorno sobre o investimento do que aqueles que desconsideram esse canal.
Como aumentar o tráfego do site com uma seção de blog?
-Publicação de conteúdo valioso com base em palavras-chave
A geração regular de conteúdo de alta qualidade garantirá um fluxo constante de visitantes ao seu site. Conteúdo de valor é aquele que é único, apresentado de forma amigável e que discute o assunto de forma abrangente.
Os algoritmos do mecanismo de pesquisa apreciarão não apenas uma boa otimização, mas também o envolvimento dos usuários. Se você criar um material que os leitores gostem, eles o sugerirão a outros destinatários.
Por meio do marketing de conteúdo, você pode promover com eficiência sua loja online ou outro negócio online. Lembre-se, no entanto, que o que parece importante e interessante para você pode não ser para os usuários. Primeiro, descubra o que seus clientes em potencial estão procurando e, em seguida, responda às suas perguntas e preocupações, dando-lhes a oportunidade de acessar seu site.
Seleção consciente de tópicos que geram mais tráfego
Por trás de cada consulta no Google há uma intenção específica. Tenha isso em mente ao criar o conteúdo do blog. Do outro lado, há usuários que podem estar procurando uma solução para o seu problema ou já planejam fazer uma compra. Materiais completamente diferentes atenderão às suas necessidades.
A análise da concorrência e a pesquisa das frases pesquisadas com mais frequência o ajudarão a encontrar tópicos para discutir. O que o seu público-alvo quer saber? Sobre a
roupa da moda do próximo verão? Ou sobre pod barato? Esteja atento e escreva sobre aquilo que o público quer, junto com o que o seu nicho pode apresentar.
Se você não sabe sobre o que escrever, também pode usar a ferramenta Google Trends. Isso permitirá que você descubra quais questões são de maior interesse no momento.