• qua. jun 19th, 2024

5 Maneiras de Aumentar a Fertilidade Masculina e Aumentar a Conta

ByMarcelo Wagner

dez 26, 2022

5 Maneiras de Aumentar a Fertilidade Masculina e Aumentar a Contagem de Esperma

 

Se você e seu parceiro estiverem com problemas de fertilidade, saiba que não estão sozinhos. A infertilidade é mais comum do que se possa pensar.

 

Afeta cerca de um em cada seis casais, e os investigadores estimam que cerca de um em cada três casos é devido a problemas de fertilidade apenas no parceiro masculino.

 

Embora a infertilidade nem sempre seja tratável, há algumas coisas que pode fazer para aumentar as suas chances de conceber. A fertilidade pode às vezes ser melhorada com uma dieta saudável, suplementos, e outras estratégias de estilo de vida.

 

Este artigo enumera alguns dos principais fatores do estilo de vida, alimentos, nutrientes e suplementos que têm sido associados à melhoria da fertilidade nos homens.

Resumo da Materia:

O que é a infertilidade masculina?

A fertilidade refere-se à capacidade de reprodução das pessoas sem assistência médica.

 

A infertilidade masculina é quando um homem tem poucas hipóteses de engravidar a sua parceira feminina. Depende geralmente da qualidade das suas células espermáticas.

 

Às vezes a infertilidade está ligada à função sexual, e outras vezes pode estar ligada à qualidade do sêmen. Aqui estão alguns exemplos de cada um:

 

  • Líbido. Também conhecida como impulso sexual, a libido descreve o desejo de uma pessoa de ter relações sexuais. Os alimentos ou suplementos que afirmam aumentar a libido são chamados afrodisíacos.
  • Disfunção erétil. Também conhecida como impotência, a disfunção erétil é quando um homem é incapaz de desenvolver ou manter uma erecção.
  • Contagem de espermatozóides. Um aspecto importante da qualidade do sêmen é o número ou concentração de espermatozóides numa dada quantidade de sêmen.
  • Motilidade do esperma. Uma função essencial dos espermatozóides saudáveis é a sua capacidade de nadar. A mobilidade dos espermatozóides é medida como a percentagem de espermatozóides em movimento numa amostra de sêmen.
  • Níveis de testosterona. Níveis baixos de testosterona, a hormona sexual masculina, podem ser responsáveis pela infertilidade em alguns homens.

 

A infertilidade pode ter múltiplas causas e pode depender da genética, saúde geral, aptidão física, doenças, e contaminantes alimentares.

 

Além disso, um estilo de vida e uma dieta saudável são importantes. Alguns alimentos e nutrientes estão associados a maiores benefícios de fertilidade do que outros.

 

Aqui estão 10 formas apoiadas pela ciência para aumentar a contagem de espermatozóides e aumentar a fertilidade nos homens.

1. Tomar suplementos de ácido D-aspártico

O ácido D-aspártico (D-AA) é uma forma de ácido aspártico, um tipo de aminoácido que é vendido como um suplemento dietético.

 

Não deve ser confundido com o ácido L-aspártico, que constitui a estrutura de muitas proteínas e é muito mais comum do que o D-AA. O D-AA está principalmente presente em certas glândulas, tais como os testículos, bem como no sêmen e nas células espermáticas.

 

Os investigadores acreditam que o D-AA está implicado na fertilidade masculina. De fato, os níveis de D-AA são significativamente mais baixos em homens inférteis do que em homens férteis.

 

Isto é apoiado por estudos que mostram que os suplementos de D-AA podem aumentar os níveis de testosterona, o hormônio sexual masculino que desempenha um papel essencial na fertilidade masculina.

2. Exercício regular

Para além de ser bom para a sua saúde geral, o exercício regular pode aumentar os níveis de testosterona e melhorar a fertilidade.

 

Estudos mostram que os homens que se exercitam regularmente têm níveis de testosterona mais elevados e melhor qualidade do sêmen do que os homens inativos.

 

No entanto, deve-se evitar muito exercício, pois pode ter o efeito oposto e potencialmente reduzir os níveis de testosterona. Obter a quantidade certa de zinco pode minimizar este risco.

 

Se raramente pratica exercício mas quer melhorar a sua fertilidade, faça de se tornar fisicamente ativo uma das suas principais prioridades.

3. Adquira vitamina C suficiente

Provavelmente está familiarizado com a capacidade da vitamina C de impulsionar o sistema imunológico. Algumas evidências indicam que tomar suplementos antioxidantes, tais como a vitamina C, pode melhorar a fertilidade.

 

O estresse oxidativo ocorre quando os níveis de espécies reativas de oxigênio (ROS) atingem níveis nocivos no organismo. Acontece quando as próprias defesas antioxidantes do organismo são sobrecarregadas devido a doenças, velhice, um estilo de vida pouco saudável, ou poluentes ambientais.

 

Elas são constantemente produzidas no corpo, mas os seus níveis são mantidos sob controle em pessoas saudáveis. Níveis elevados podem promover lesões e inflamação dos tecidos, aumentando o risco de doenças crônicas.

 

Os suplementos de vitamina C também melhoraram significativamente a contagem e a motilidade dos espermatozóides, reduzindo ao mesmo tempo o número de espermatozóides deformados.

 

Em conjunto, estes resultados sugerem que a vitamina C pode ajudar a melhorar a fertilidade em homens inférteis com estresse oxidativo.No entanto, são necessários estudos controlados antes de poderem ser feitas quaisquer reivindicações definitivas.

4. Relaxar e minimizar o estresse

É difícil entrar no clima quando se sente estresseado, mas pode ser mais do que não se sentir com vontade de fazer sexo. O estresse pode reduzir a sua satisfação sexual e prejudicar a sua fertilidade.

 

Os investigadores acreditam que o hormônio cortisol pode explicar parcialmente estes efeitos adversos do estresse.

 

O estresse prolongado aumenta os níveis de cortisol, o que tem fortes efeitos negativos sobre a testosterona. Quando o cortisol sobe, os níveis de testosterona tendem a descer.

Enquanto a ansiedade severa e inexplicável é tipicamente tratada com medicação, formas mais suaves de estresse podem ser reduzidas com técnicas de relaxamento. A gestão do estresse pode ser tão simples como dar um passeio na natureza, meditar, fazer exercício, ou passar tempo com amigos.

5. Experimente o tribulus terrestris

O Tribulus terrestris, também conhecido como videira perfuradora, é uma erva medicinal frequentemente utilizada para aumentar a fertilidade masculina. Um estudo em homens com baixa contagem de esperma mostrou que tomar 6 gramas de raiz de tribulus duas vezes por dia durante 2 meses melhorou a função erétil e a libido.

 

Embora o tribulus terrestris não aumente os níveis de testosterona, as pesquisas indicam que pode aumentar os efeitos promotores da libido. Contudo, são necessários mais estudos para confirmar as suas propriedades afrodisíacas e avaliar os riscos a longo prazo e os benefícios de complementação com a testosterona.

 

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.