• sáb. maio 18th, 2024

Efeitos colaterais da amoxicilina

ByMarcelo Wagner

jan 2, 2023

Efeitos colaterais da amoxicilina

 

Amoxicilina é um antibiótico de penicilina utilizado para tratar infecções bacterianas, incluindo bronquite, pneumonia, e infecções do ouvido, nariz, garganta, pele, e vias urinárias. Embora possa ser altamente eficaz no tratamento de infecções bacterianas, também vem com uma lista de potenciais efeitos secundários.

 

Entre os efeitos secundários mais comuns para a amoxicilina (Amoxil) estão:

 

  • diarreia
  • perturbação no estômago
  • dor de cabeça
  • sentido de paladar anormal
  • erupção cutânea
  • infecção por levedura vaginal
  • infecção por fungo no pênis

 

Os efeitos secundários menos comuns incluem:

 

  • reacções alérgicas como prurido ou urticária, inchaço do rosto, dos lábios ou da língua
  • problemas respiratórios
  • bolhas, descamação ou afrouxamento da pele, incluindo dentro da boca
  • vertigens
  • problemas para dormir
  • apreensões
  • dificuldade em urinar, urina escura, ou uma diminuição da quantidade de urina
  • invulgarmente fraco ou cansado
  • hemorragia ou nódoas negras invulgares
  • amarelecimento dos olhos ou da pele

Resumo da Materia:

Pode ter uma overdose?

Tomar mais do que a dose prescrita de amoxicilina é pouco susceptível de causar danos e não é normalmente necessário tratamento para uma overdose de antibióticos.

 

Embora possa ocorrer toxicidade renal aguda, esta é rara.

 

De acordo com uma observação de 285 pacientes a tomar amoxicilina de 2014 a 2015, 10 pessoas (18%) desenvolveram problemas renais agudos relacionados com a amoxicilina. É importante notar que esta observação ocorreu em doentes com infecções graves que receberam amoxicilina intravenosa em doses elevadas. Estes pacientes não estavam a receber amoxicilina oral para infecções mais comuns.

 

Amoxicilina

A diarreia é solta, aguada e com fezes frequentes. A diarréia é considerada crônica quando se tem fezes soltas ou frequentes durante mais de 2 semanas.

 

Beba muitos líquidos para evitar ficar desidratado. Beber leite ou outros fluidos, tais como água, pode ser bom para uma diarreia ligeira. Para diarreia moderada e grave, as soluções electrolíticas – disponíveis online e em drogarias – são geralmente melhores.

 

A diarreia é um efeito secundário comum da amoxicilina. Todos os antibióticos matam as bactérias normais nas nossas entranhas, o que perturba o intestino e pode levar à diarreia.

 

Para tratar a diarreia causada pela amoxicilina, fale primeiro com um médico para discutir os melhores primeiros passos. Depois, considere um suplemento com probióticos e mantenha-se hidratado, para além da recomendação do médico.

 

A diarreia é tipicamente considerada um efeito secundário comum, mas se estiver a ficar desidratada ou a notar manchas de sangue na diarreia, procure atenção médica imediatamente.

Transtorno do estômago

Dor abdominal é a dor que se sente em qualquer lugar entre o peito e a virilha. Isto é frequentemente referido como a região do estômago ou da barriga.

 

Quase toda a gente sente dor no abdómen, de uma vez ou de outra. Na maioria das vezes, não é causada por um problema médico grave. Desconforto estomacal ou náusea é um efeito secundário comum da amoxicilina. Os sintomas menos comuns incluem dor e vômitos abdominais.

 

Tomar a sua dose de amoxicilina com uma refeição pode ajudar a prevenir este efeito secundário.

 

Para lidar com uma perturbação no estômago, coma alimentos pouco gordurosos e fáceis de digerir como sopas, bolachas e torradas. Pensa-se que a hortelã-pimenta ajuda a perturbar os sintomas do estômago. Pode tomar medicação anti-náusea, se necessário.

 

Se sentir dores abdominais fortes e prolongadas ou ver sangue no vômito ou fezes, procure cuidados médicos imediatos.

Dor de cabeça

Uma dor de cabeça é dor ou desconforto na cabeça, couro cabeludo, ou pescoço. As dores de cabeça mais comuns são muito provavelmente causadas por músculos apertados e contraídos nos ombros, pescoço, couro cabeludo e maxilar.

 

As dores de cabeça são um efeito secundário comum da toma de amoxicilina, e embora menos graves, são uma ocorrência frequente.

 

Tomar as suas doses com alimentos e beber uma quantidade adequada de água pode ajudar a prevenir dores de cabeça causadas pela amoxicilina.

 

As dores de cabeça e os medicamentos para enxaquecas, incluindo Tylenol e Aleve, podem ajudar a aliviar as dores de cabeça causadas pela amoxicilina.

Sentido gustativo anormal

Antibióticos como a amoxicilina podem causar distúrbios de sabor. Por vezes, uma pessoa pode encontrar alimentos com sabor metálico quando está a tomar amoxicilina. Uma razão possível é que o medicamento pode afetar a forma como o corpo absorve o zinco mineral. Uma deficiência de zinco pode causar um mau sabor ou um sabor metálico na boca.

 

Outras pessoas podem descobrir que são mais sensíveis aos sabores doces ou salgados quando estão a tomar amoxicilina. Uma pessoa pode também estar desidratada se tiver febre enquanto estiver a tomar antibióticos. A boca seca também pode afetar as sensações gustativas de uma pessoa.

 

A maior parte das vezes, estes efeitos secundários desaparecem quando se deixa de tomar amoxicilina. Beber mais água para se manter hidratado pode ajudar. Se tiver dificuldade em comer alguma coisa por causa do sabor, fale com um médico.

Erupção cutânea

As erupções cutâneas quando se toma amoxicilina podem ser comuns. Por vezes é difícil dizer se a erupção cutânea é devido a uma alergia ou não.

 

As pessoas podem notar uma erupção cutânea enquanto tomam amoxicilina depois de a tomarem durante vários dias. A erupção cutânea pode ter manchas pequenas, planas, ou descoloridas em relevo, desigualmente espaçadas na pele. Por vezes, têm coceira e normalmente começam no peito, estômago ou costas. Pode ser que as erupções cutâneas cheguem até as regiões íntimas (bolinhas no pênis ou vagina)

 

A erupção cutânea da amoxicilina é diferente de uma reação alérgica ou urticária. As colmeias são levantadas, comichão, vergões que normalmente surgem em poucas horas após a toma do medicamento. Uma pessoa pode também ter sintomas tais como dificuldade em respirar ou engolir.

 

Se tiver uma verdadeira reação alérgica à amoxicilina, procure cuidados médicos de emergência se tiver problemas respiratórios. Se puder tomar um anti-histamínico como a difenidramina (Benadryl), pode ajudar a coceira. Peça uma prescrição para outro antibiótico “familiar” se for verdadeiramente alérgico.

 

Se a erupção cutânea não for uma alergia, deve desaparecer após alguns dias. Algumas pessoas podem descobrir que um creme anticoceira ajuda.

 

Infecção por levedura vaginal

A amoxicilina funciona bem porque pode impedir o crescimento de bactérias. Infelizmente, por vezes isso estende-se a bactérias “saudáveis” que mantêm o equilíbrio do pH na vagina. Como resultado, o pH vaginal de uma pessoa pode ficar perturbado onde a levedura pode prosperar, é uma infecção por levedura pode resultar.

 

Os sinais de uma infecção por levedura incluem coceira, vermelhidão, e corrimento tipo queijo cottage. Estão disponíveis medicamentos de venda livre para tratar infecções por leveduras. Se não tiver a certeza se é uma infecção por levedura ou outro tipo de infecção, deve falar com um médico.

 

Bolhas e outros problemas de pele

As bolhas são lesões pequenas e em relevo onde o fluido se acumulou sob a pele. Podem ser causadas por uma reação alérgica, queimaduras, queimaduras por congelação, ou por fricção ou traumatismo excessivo da pele. As bolhas podem também ser um sintoma de uma doença sistémica, ou de um distúrbio cutâneo específico.

 

Este efeito secundário é algo raro, mas grave quando ocorre. Se sentir descoloração, bolhas, ou descamação ou descoloração da pele depois de tomar amoxicilina, contacte imediatamente o seu médico.

 

Os tratamentos caseiros podem ser utilizados para gerir erupções cutâneas leves, não irritantes, que não sejam graves. O tratamento inclui anti-histamínicos ou hidrocortisona, banhos de farinha de aveia, e beber muita água. Se a pele começar a formar bolhas, a descascar, ou a soltar, no entanto, procure imediatamente cuidados médicos.

 

Para prevenir irritações graves da pele, não tomar amoxicilina se for alérgico à penicilina.

 

Urina escura

A urina normal é frequentemente de cor pálida ou amarelo-palha. Quando a urina se desvia desta cor, é considerada anormal. A urina de cor anormal pode ser turva, escura, ou com tonalidades de sangue.

 

Quaisquer alterações na cor da urina, ou a presença de uma cor de urina anormal que não possa ser ligada ao consumo de um alimento ou medicamento, devem ser comunicadas ao seu médico. Isto é particularmente importante se acontecer por mais de um dia ou dois, ou se tiver episódios repetidos.

 

A urina escura pode ser causada por amoxicilina devido a alterações no sangue, fígado, e/ou função renal. A toxicidade renal é rara, mas quando ocorre, pode ser grave.

 

Aqueles em risco de complicações renais em particular não devem usar amoxicilina para prevenir este efeito secundário e potenciais danos renais. O seu médico pode prescrever outro tipo de antibiótico.

 

Se lhe for prescrita amoxicilina, certifique-se de que toma apenas a dose prescrita dentro do período de tempo sugerido pelo seu médico. É também importante beber a necessidade de água recomendada.

 

Urina escura é um efeito secundário grave da amoxicilina. Fale com o seu médico se sentir alterações na sua urina.

 

Amarelecimento dos olhos ou da pele

A icterícia é uma cor amarela na pele, membranas mucosas, ou olhos. O pigmento amarelo é da bilirrubina, um subproduto dos antigos glóbulos vermelhos. Se alguma vez teve um hematoma, pode ter notado que a pele passou por uma série de mudanças de cor à medida que sarou. Quando se via amarelo no hematoma, via-se bilirrubina.

 

Este efeito, e danos ou lesões hepáticas, também podem ser causados pela amoxicilina. A lesão hepática pode mesmo ocorrer após as doses de amoxicilina terem parado. Isto é mais provável de acontecer quando se toma amoxicilina com clavulanato.

 

O reconhecimento de sintomas precoces tais como fadiga, falta de apetite e vômitos pode ajudar a prevenir o agravamento da icterícia. Fale com o seu médico se sentir algum destes sintomas.

 

Antes de tomar amoxicilina, informe o seu médico se sofre ou já sofreu algum dano hepático.

 

Quando é que é uma emergência?

Tomar uma dose extra de amoxicilina não causará normalmente danos, mas existem certos sintomas que merecem atenção médica imediata.

 

  • dores de estômago
  • vómitos
  • urina ensanguentada ou turva
  • dificuldade em urinar
  • diminuição da micção
  • confusão

 

A amoxicilina é um antibiótico normalmente prescrito na família da penicilina, utilizado para tratar uma série de infecções bacterianas. Os efeitos secundários da amoxicilina são tipicamente ligeiros, e incluem problemas gastrointestinais como perturbações gástricas e diarréia, bem como dores de cabeça, erupções cutâneas, sabor anormal, e infecções vaginais por leveduras. Foram também registados efeitos secundários menos comuns, como reações alérgicas, problemas respiratórios, e convulsões.

 

Se sentir efeitos secundários graves ou qualquer dos sintomas de overdose descritos ao tomar amoxicilina, não deixe de contactar o seu médico.

 

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.